Deu certo

Moda em podcast: tendências além do que se vê
Ativismo / empreender / jornalismo / moda
“Podcast High Low tem episódios semanais e retrata as novidades do mundo fashion”
Gabriela Stahler

Já pensou em fazer um podcast sobre desfiles, tendências e lançamentos da moda? Essa foi a ideia das amigas jornalistas Olivia Merquior e Isabel Junqueira, apresentadoras do High Low, que trata sobre “os altos e baixos” do mercado. A cada episódio, os ouvintes se sentem em uma conversa entre duas amigas, mesmo que cada uma fale de um país diferente durante as gravações.

Entre os temas abordados, estão as notícias do mundo fashion e a relação da moda com assuntos mais quentes, como os movimentos sociais. O conhecimento da dupla vem dos diversos eventos nacionais e internacionais que participam, além da formação acadêmica e a experiência profissional.

Olivia é jornalista e diretora da Dacri Deviati, empresa de curadoria de informação. Morou em Londres por três anos, onde se formou em moda pela Central Saint Martin’s. Também trabalha, a pedido de marcas, desvendando movimentos que impactam a maneira de vestir. Além disso, é curadora dos desfiles do Projeto Estufa, uma plataforma de lançamento de novas marcas na São Paulo Fashion Week. Já palestrou no Instituto Rio Moda e no Unibes Cultural.

Já Isabel é correspondente em Paris da Vogue Brasil e no podcast fala das tendências que enxerga de perto. Já entrevistou diversos profissionais da moda, como os estilistas Jean-Paul Gaultier, Nicolas Ghesquière, Olivier Rousteing, a empresária Delphine Arnault e a executiva Angela Missoni. Na bagagem, estão as coberturas de eventos como o amFAR em Cannes, a Paris Fashion Week, o Salão Internacional de Alta-relojoaria e o Baile da Vogue.

Jean-Paul Gaultier, Nicolas Ghesquière, Delphine Arnault e Angela Missoni.

Por que fazer um podcast de moda

O objetivo das duas é possibilitar outras formas de enxergar a moda e informar o público sobre as novidades. “Queremos mostrar que é um assunto sério com impactos sociológicos, políticos e econômicos. É essencial cultivarmos um olhar crítico sobre este universo”, conta Olivia.

“No início pensamos em fazer um projeto de programa para a TV ou o Youtube, mas a distância complicaria”, lembra Olivia. As duas se conheceram durante a faculdade de Jornalismo na PUC Rio, no início dos anos 2000. A moda sempre foi tema de conversa entre as duas e daí surgiu a ideia do podcast.

Olivia é fundadora do Centro Brasileiro de Estudos em Design de Vestuário. Foto: Reprodução

 Olivia e Isabel trabalham com comunicação e levam o podcast como um projeto paralelo. É uma forma de usar os conhecimentos sobre criação de conteúdo para falar sobre algo que amam e causar um impacto.

É impossível não se sentir inserido nesse universo ouvindo o podcast High Low. Por meio das experiências pessoais da dupla, em desfiles e coberturas, o ouvinte conhece mais dos estilistas internacionais e o processo de fazer coleções, seja de alta costura ou fast fashion. As conversas das duas despertam a vontade de saber mais sobre as novidades e tendências do momento.

Isabel Junqueira já entrevistou diversos nomes da moda, como a influenciadora de moda Consuelo Blocker. Foto: Reprodução

Por onde começar

Criar conteúdo sólido, cheio de referências e com pitadas de humor é uma prioridade para Olivia e Isabel. “Acho que os ouvintes gostam dessa mistura de seriedade com uma pegada informal”, comenta Olivia. Elas também incentivam o público a ir além nos assuntos abordados, deixando sempre links de artigos, livros e vídeos no site do podcast.

Olivia e Isabel dão algumas dicas para quem quer começar um projeto de áudio, independente do assunto: a primeira é estar sempre aberto às sugestões de ouvintes. O episódio sobre as cópias na indústria fashion, por exemplo, foi fruto de um pedido do público.

Elas também recomendam a atenção aos assuntos do momento. “Geralmente escolhemos falar sobre o que mais nos impactou nos últimos tempos. Foi o caso de um episódio sobre feminismo, raça e estética que gravamos com a ativista Stephanie Ribeiro”, lembra Olivia.

Sobre a parte técnica, a jornalista diz que um celular e um programa de edição de áudio já são o suficiente para começar. “Aos poucos a qualidade técnica vai melhorando”, comenta Olivia. A parte mais importante, para ela, é definir o que será debatido no podcast e qual será o público-alvo.

 

 

High Low
Infogram

 

Para ouvir o podcast da dupla, você pode procurar por High Low na busca do Spotify. Cada episódio tem em torno de 40 minutos de duração e eles são lançados todas as quartas-feiras.

Mais recentes